A- | A+
Facebook

Higiene Ocupacional

Segurança e higiene ocupacional

Higiene Ocupacional, Higiene Industrial e Higiene do Trabalho são termos considerados homônimos. Atualmente se utiliza Higiene Ocupacional.

A definição da American Board of Industrial Hygiene define a higiene ocupacional como “a ciência e prática devotada a antecipação, reconhecimento, avaliação de controle dos fatores e estressores ambientais, presentes ou oriundos dos locais de trabalho, os quais podem causar doenças, degradação da saúde ou bem estar, ou desconforto significativo entre os trabalhadores e podem ainda impactar a comunidade em geral”.

Segurança e higiene ocupacional

Ressalta–se que a tradução é livre; convém sempre ler os originais, até porque há muito de instrutivo nessas leituras.

A Higiene Ocupacional utiliza estratégias para avaliação da exposição a contaminantes atmosféricos que ofereçam riscos ocupacionais. O método de trabalho ocupacional inclui as seguintes etapas: antecipação do risco, a identificação de riscos potenciais antes que eles venham a se tornar um risco real; identificação do risco, com estabelecimento da relação dose-resposta; avaliação da exposição com caracterização do risco; e controle dos mesmos, com implantação de mecanismos corretivos ou prevencionistas.

É preciso considerar que o progresso gerado pelo trabalho nem sempre precisa estar associado com prejuízo para a saúde do trabalhador, pois os riscos ocupacionais podem e devem ser controlados pela atividade da higiene ocupacional, quase sempre através da implantação de programas prevencionistas.